Dieta Atkins: conheça seus benefícios e desvantagens

A dieta Atkins pode ser uma das dietas da moda mais conhecidas. É um plano de alto teor de proteína, alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos. Esta dieta existe há décadas e passou por muitas revisões.

O plano anterior permitia quantidades irrestritas de carne, queijo e ovos, enquanto restringia severamente os carboidratos, incluindo açúcar , pão, macarrão, leite, frutas e vegetais.

O site da dieta Atkins afirma que o plano atual é sobre comer alimentos deliciosos e saudáveis, o que o torna muito melhor do que qualquer uma das dietas da moda por aí.

Você come uma variedade de seus alimentos favoritos – proteína magra, verduras, vegetais, nozes, frutas, grãos inteiros. Além disso, você obtém deliciosas barras e batidos Atkins desde o primeiro dia e a cada etapa do processo.

O plano é baseado na teoria de que comer carboidratos cria uma produção de insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas, levando ao aumento do ganho de peso e da fome.

Ao converter para essa abordagem, o plano afirma que quem está fazendo dieta terá um apetite reduzido e seus corpos usarão a gordura armazenada para obter energia em vez de queimar a glicose da digestão dos carboidratos.

A queima de gordura para obter energia supostamente levará à perda de peso.

Vantagens

A versão mais recente da dieta Atkins é de longe a mais balanceada nutricionalmente. Pela primeira vez, a dieta Atkins deu ênfase aos tipos de gordura consumidos, em vez de permitir todas as gorduras dietéticas.

As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são agora enfatizadas sobre as gorduras saturadas e trans. A dieta também mudou para permitir “bons carboidratos” em vez de restringir severamente todos os carboidratos.

Esses alimentos fornecem fibras, vitaminas e minerais que antes faltavam nessa dieta. A alta quantidade de proteína será benéfica para mantê-lo satisfeito.

A pesquisa mostra que a proteína tem um impacto positivo no aumento da saciedade, o que significa que você se sentirá saciado entre as refeições.

Desvantagens

A dieta Atkins passou por inúmeras revisões ao longo dos anos, embora nunca tenha havido qualquer reconhecimento de falhas em qualquer um dos planos de dieta. Até recentemente, não havia estudos sobre a segurança ou eficácia da dieta Atkins.

Estudos de curto prazo demonstraram melhorias no colesterol e açúcar no sangue e um aumento da perda de peso nos primeiros três a seis meses em comparação com as dietas de controle.

Infelizmente, a perda de peso não é sustentada em um ano, e as melhorias que foram observadas foram devido à perda de peso e não à dieta real.

A segurança a longo prazo de dietas com baixo teor de carboidratos e alta proteína é desconhecida neste momento. Em uma avaliação de 2007 de livros de dieta feita pela Consumer Reports, a dieta de Atkins foi classificada na parte inferior.

O plano tem quatro fases, e a primeira é severamente restrita em carboidratos. A fase de indução dura duas semanas e a alegação é que você pode perder até 7 quilos neste período.

Durante esse período, você não consome mais do que 20 gramas de carboidratos por dia.

Por exemplo, uma fatia de pão contém 15 gramas de carboidratos, uma porção de fruta contém 15 gramas de carboidratos, uma porção de laticínios tem 12 gramas de carboidratos e uma porção de vegetais pode ter entre 5 e 15 gramas de carboidratos.

É claro que 20 gramas é extremamente limitado, potencialmente prejudicial à saúde e seria muito difícil de acompanhar a longo prazo.

O site da Atkins afirma que dependendo de quanto peso você tem que perder, você pode continuar com segurança com a fase de indução, desde que as três condições a seguir sejam atendidas:

A química do sangue, os valores de lipídios, a pressão sanguínea ou os níveis de açúcar no sangue continuam a melhorar ou permanecem estáveis e dentro dos limites normais. (Você terá que visitar seu médico para ter esses níveis testados.)

Você se sente bem e está experimentando um alto nível de energia, padrões normais de sono e humor estável.

Você não está entediado. O tédio pode levar à trapaça e minar seus esforços.

A maioria das pessoas que segue essa dieta não está sob supervisão médica, o que pode se tornar uma situação muito perigosa para elas.

A fase de indução acostuma as pessoas a perder peso em um ritmo rápido, que não dura e não é saudável. Uma perda de peso mais rápida não significa perda de peso saudável.

Qualquer dieta que enfatize a perda de peso rápida e fácil deve ser abordada com cautela.

As diretrizes são claras de que uma taxa segura e saudável de perda de peso é perder 0,5 a 1 quilo por semana após as primeiras semanas.

A dieta Atkins afirma que você perderá “apenas gordura corporal” comendo refeições regulares, ingerindo calorias adequadas e mantendo seus níveis de insulina baixos.

Não há como perder gordura corporal apenas ao perder peso.

Cada quilo que você ganha ao consumir calorias em excesso é 75% de gordura e 25% de músculo, e cada quilo que você perde ao cortar 3.500 calorias é a mesma proporção de gordura e músculo.

Uma opção para complementar a dieta é utilizar produtos para emagrecer, como detox caps.

Detox caps emagrece e desintoxica seu organismo, deixando você mais leve e saudável.

E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?

Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *