Alimentação saudável: melhores e piores pratos indianos para sua saúde

A culinária indiana atravessa milênios carregando algumas receitas bem atípicas de nosso cotidiano.

Mas, será que todas fazem bem pra saúde? Abaixo separamos algumas delas, com as especificações “pedido” pra quando devemos comer, e “pular” quando devemos evitar.

Leia abaixo:

Pedido: Pratos Com Dal

Em hindi, “dal” significa lentilhas ou uma refeição feita com elas. De qualquer forma, esses grãos minúsculos são repletos de proteínas, fibras, vitamina B6 e ácido fólico. Escolha dal em molhos à base de tomate em vez de cremosos para manter a gordura baixa.

Pular: Naan

Naan está para a comida indiana o que as batatas fritas estão para os hambúrgueres – elas simplesmente vão juntas. E como aquelas batatas fofas, este pão achatado macio tem pouco valor nutritivo.

A maioria das receitas naan pede iogurte grego para dar aquela textura arejada. Mas isso é mais do que compensado por ingredientes menos saudáveis, como farinha branca, açúcar e óleo.

Pedido: Proteínas Tandoori

É vermelho. Está carbonizado. É um dos pratos indianos mais conhecidos. O tandoori de frango recebe o nome de tandoor, um recipiente grosso de barro ou pedra em que é cozido.

Você também pode pedir peixe tandoori e cordeiro, que são grelhados em altas temperaturas com fogo, carvão ou uma chama de gás. Assim como grelhar, todo o sabor vem da carne e da marinada, não de óleos ou outras gorduras desnecessárias.

Pular: Pakoras

O nome é exótico. Mas “pakoras” é apenas um código para “vegetais fritos”. Pedaços de berinjela, batata, espinafre ou couve-flor são mergulhados na massa e, em seguida, tome um banho rápido em bastante óleo quente.

Ignore-os para jantar no local ou entrega. Você pode fazer uma versão mais saudável em casa com farinha de grão de bico e assados em vez de fritar.

Pedido: Chana Masala

Os índios comem chana masala no café da manhã, almoço, jantar ou como um lanche rápido nas barracas de comida do bazar local.

Seu ingrediente principal é o grão de bico, também conhecido como grão-de-bico. A leguminosa é carregada com folato, ferro, fibra e vitamina B. O molho de tomate e cebola é misturado com muito alho, gengibre, pimenta e temperos bons para você.

Pular: Saag Paneer

Nós sabemos o que você está pensando: Saag paneer está cheio de espinafre. O que há de insalubre nisso? O problema são os cubos de paneer, ou queijo indiano.

Alguns chefs aumentam o fator de gordura fritando o prato em ghee ou manteiga clarificada. Outros ainda adicionam creme e iogurte no final para uma textura aveludada. Ilumine o prato em casa e troque o paneer por tofu.

Pular: Samosas

Esses bolsos portáteis são o lanche de rua indiano definitivo. Samosas são recheadas com vegetais – batata, cebola, cenoura e ervilha. Qual é a preocupação?

Todas as coisas saudáveis são dobradas em uma casca de massa cheia de carboidratos ou casca de wonton, e então fritas em gordura borbulhante.

Alguns alimentos desses podem ajudar a emagrecer, e você pode potencializar isso com algum produto pra emagrecer, como no caso do detox caps.

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